Parceria viabiliza crédito fomento para mulheres rurais do município

Data de publicação: Segunda, 18/06/2018, 19:45h

Filipe Germano Parceria viabiliza crédito fomento para mulheres rurais do município

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), através de um Acordo de Cooperação Técnica com o Incra, e em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio, realizou na tarde desta segunda-feira, 18, o lançamento do Projeto Semeando Cidadania no município. O evento foi sediado no auditório do setor do Programa Bolsa Família e teve início às 14h30min.

De acordo com o superintendente do Incra, Sérgio Ricardo Soares, entre as prioridades do projeto estão o incentivo e a implantação de projetos produtivos de promoção da segurança alimentar e nutricional, estimulando a geração de renda, bem como a valorização do trabalho da mulher na unidade familiar.

Durante o evento foi destacado que serão concedidos o Fomento no valor de R$ 6.400 e o Fomento Mulher no valor de R$ 3.000, resultando na aplicação de, aproximadamente, R$ 20 milhões, com retorno de ICMS para o Estado.

Esses fomentos são destinados a famílias assentadas, em todo o Estado serão atendidas 5.650 famílias, em 62 assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra.

O diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, ressaltou que esta parceria tem dado ótimos resultados. Nesta etapa será concedido para cada mulher um crédito no valor de três mil reais. “Esta parceria é um modelo piloto e que tem como maior objetivo fortalecer a produção dos agricultores. Queremos também promover empoderamento da mulher, e que elas possam estar aplicando estes recursos com segurança, pois os técnicos do Emater estarão à disposição para orienta-las”, finalizou Marcos.

Em pronunciamento o prefeito Lincoln Matos, do PTB, falou sobre seu compromisso com os agricultores do município, destacando que sua felicidade em firmar mais uma parceria que trará benefícios para o município. “Sendo prefeito pela quinta vez em todas as ocasiões eu procurei dar assistência a agricultura, busquei fazer e faço o máximo que se possa fazer para dar melhores condições de trabalho e vida ao homem do campo” disse o Gestor.

Lincoln Matos citou projetos elaborados pelo Executivo e aprovados pelo Legislativo que beneficiam diretamente os agricultores do município. Um dos projetos citados é o que cria o SIM, que tem como objetivo aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e vegetal e que dará condições aos pequenos produtores rurais de comercializarem seus produtos de acordo com a legislação sanitária.

Outro projeto destacado pelo Gestor foi aprovado na última quinta-feira, 14, que autoriza os tomadores de financiamentos rurais junto ao Fundo de Aval do Município de São Miguel do Tapuio, do pagamento dos débitos existentes, como também utilizar os recursos do referido fundo para liquidar operações com base na lei nº 13.340 de 28 de setembro de 2016.

Várias autoridades participaram do evento entre elas o superintendente do Incra Sérgio Ricardo, diretor geral da Emater Marcos Vinicius, prefeito Lincoln Matos, vereadora Neide Alves, presidente da Câmara Djaci Nogueira, vereador Clodomar Mineiro, vereador Paiva Júnior, vereador Regivaldo, José Cardoso, vereador Julieta, entre outras.