Capacitação para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Data de publicação: Quarta, 19/12/2018, 12:02h

Filipe Germano Capacitação para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social, do Bairro São Luís, a primeira oficina de Capacitação para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O processo formativo deste projeto tem base construtivista, participativa e colaborativa com elementos da pedagogia da alternância e do ensino continuado. Desta forma, acredita-se que será possível construir conhecimento técnico mínimo para o processo de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) e sua implementação no longo prazo.

No município a formação foi conduzida pelo Bacharel em Direito, Zenon Soares, com apoio da Pedagoga, Gisele Serafim, que fazem parte da Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

São Miguel foi um dos 100 municípios do Estado do Piauí que foi contemplado, pela FUNASA, com o apoio técnico para a elaboração do Plano, que será construído obedecendo a um cronograma de 06 (seis) meses.

O projeto objetiva dotar os municípios com instrumento de planejamento: planos municipais de saneamento básico e de lei municipal que implementa a política municipal de saneamento; Possibilitar o atendimento a legislação específica de saneamento e de gestão integrada de resíduos.

Durante a execução do cronograma serão realizadas ações de apoio e sensibilização do município, formação dos comitês, oficinas (sensibilização, plano de mobilização e sistema de informação), diagnóstico dos sistemas de saneamento, levantamento de campo (zona rural e urbana), prognóstico e programas: projetos/ações para o saneamento municipal, evento com a população para apresentação e discussão do prognóstico, conferência final para discussão e aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Participaram da oficina Sandra Regia (Chefe de Gabinete), Neide Alves (Vereadora), Silvana Maia (Sec. Educação), Erasmo Freire (Sec. Saúde), Gilmar Marques (Sec. Agricultura), Miguel Nogueira (Sec. Obras), Valneir Marques (Controladora Interna), Roberto Rodrigues (Assessor de Gabinete), Lilian (Assistente Social), Gelson e Sobreira (Engenheiro), além de representantes da sociedade civil organizada.