São Miguel do Tapuio segue com dois casos da Covid-19

Informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Data de publicação: Segunda, 15/06/2020, 18:24h

Divulgação São Miguel do Tapuio segue com dois casos da Covid-19

No início da noite desta segunda-feira (15/06), a Prefeitura de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou boletim epidemiológico confirmando que o município segue com dois casos positivos para Covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde, Victor Hugo Aragão, todos os protocolos repassados pelo Ministério da Saúde estão sendo adotados. Além disso, a Prefeitura montou um Plano de Prevenção, Fiscalização e Informação, que inclui: barreiras sanitárias; higienização de espaços públicos; blitz educativas; construção de 04 pias nas entradas do Mercado Central, além de uma equipe remota com 06 fiscais, responsáveis pela vistoria em lojas e comércios da cidade.

Segundo o secretário, as pessoas que chegam de carro ou moto ao município são abordadas nas barreiras sanitárias, onde recebem informações sobre a pandemia e sobre a importância de manter o isolamento e distanciamento social. As pessoas vindas de outros estados são orientadas a permanecer em isolamento social de 14 dias, sendo também monitoradas.

Corriqueiramente, a Vigilância Sanitária realiza higienização dos locais públicos, ambientes que concentram maior número de pessoas. As redes sociais também têm servido como canal de comunicação, com publicação diária de informações, alertas e informes educativos.

Das 50 cidades mais populosas no Piauí,  São Miguel do Tapuio e Jaicós são as com menos casos de Covid-19

Um levantamento comparativo realizado pelo portal OitoMeia mostra que das 50 cidades piauienses com o maior número de habitantes, todas têm casos confirmados do novo Coronavírus. Jaicós e São Miguel do Tapuio, municípios com menos de 20 mil habitantes, são os com a menor quantidade de casos.

O resultado do levantamento surpreende porque cidades quase do mesmo tamanho, como Água Branca, com 121 casos e 9 mortes, e Demerval Lobão, com 117 casos e 1 morte, estão entre as que mais registraram pessoas infectadas.

Para o secretário de Saúde de São Miguel, Victor Hugo, a população está mais conscientizada sobre a importância do distanciamento e isolamento social. “Quero aqui destacar a participação de todos nessa pandemia, da responsabilidade que é e que precisa ser continuada, por isso peso que fiquem em casa, façam uso da máscara e evitem aglomerações. Cada um precisa fazer a sua parte.”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMSMT