Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio - Respeito a nossa gente

SMS oferece atendimento remoto com Profissionais de Educação Física

Confira o cronograma de atendimento remoto.

Data de publicação: Sexta, 24/07/2020, 08:20h

Font minus   Font plus
SMS oferece atendimento remoto com Profissionais de Educação Física

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue buscando ações de prevenção, contenção e fiscalização no enfrentamento ao novo Coronavíus. Por causa da pandemia, a SMS elaborou cronograma para atendimento remoto com os profissionais de Educação Física. 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Victor Hugo Aragão, os profissionais passaram a fazer o atendimento e acompanhamento das atividades físicas de forma remota, através da internet. 

“Eles são profissionais da saúde. Neste momento, mais que tudo, o que mais precisamos é trabalhar a questão da saúde, no âmbito mais amplo. O trabalho nesse momento, mesmo de forma remota, é orientar as pessoas. Aliás, as atividades físicas, mesmo dentro do ambiente de casa, são capazes de auxiliar as pessoas no processo de manutenção e recuperação da saúde. E reforçamos as orientações: fiquem em casa, usem máscara e mantenham o distanciamento social.”,  afirmou o secretário. 

A profissional de Educação Física Najla Batista, que está no cronograma de atendimento remoto da Secretaria Municipal de Saúde, explica de que forma acontece os atendimentos e acompanhamentos. 

“Nós acompanhamos pelo Grupo no WhatsApp, recebemos o feedback [retorno] de todos que estão fazendo os exercícios em casa, inclusive são produzidos três vídeos por semana, que é mesma quantidade de aulas que normalmente temos para cada turma. Nós gravamos os três vídeos da semana na terça-feira e os mesmos são lançados de uma única vez para que eles [alunos] façam em casa, justamente porque nos outros dias estamos em monitoramento ou nas barreiras sanitárias. Os [alunos] fazem as aulas durante a semana, são vídeos alternados.”, informou. 

Najla Batista explica que foi necessário repensar suas práticas e reinventar atuações profissionais, visando facilitar as orientações e acompanhamentos, já que o grande auxílio à profissão, no momento, vem da tecnologia, através da internet. 

“Os vídeos auxiliam muito no trabalho de orientação, inclusive são espelhados nas aulas que eram ministradas na academia, já a  adaptação é que é por conta dos alunos que não possuem equipamentos em casa, por isso usamos material alternativo ( garrafinha com água ou objetos com mesmo peso) e a maior parte da aulas são exercícios calistênicos ( uso do peso corporal).", disse Najla Batista. 

“O treinamento calistênico possui movimentos básicos (flexão, prancha e agachamento, por exemplo), que podem ser adaptados para qualquer nível de aptidão física, o que torna o método bem democrático —ou seja, qualquer pessoa, de qualquer idade pode fazer.”, complementou a profissional de educação física. 

Cronograma - Atendimento Remoto com Profissionais de Educação Física

Os profissionais estão atendendo de forma remota de terça à quinta-feira, das 07:30h às 13:30h. 

Terça-feira: Rodrigo, Najla e Josy; 

Quarta-feira: Ione Oliveira; 

Quinta-feira: Rodrigo.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Miguel do Tapuio|Jornalista responsável: Romário Antunes



Mais notícias