Caminhada marca campanha de 18 de maio

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data de publicação: Quinta, 16/05/2013, 11:03h

Isaac Luiz Caminhada marca campanha de 18 de maio Caminhada

A prefeitura de São Miguel do Tapuio através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com a parceria da Secretaria de Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Promoção Social e Trabalho promoveram na manhã de ontem, 15 de maio, uma grande caminhada percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado anualmente no dia 18 de maio, e a Luta Antimanicomial.

Há 13 anos, a data 18 de maio, instituída no calendário e na legislação nacional, reforça a causa e engaja diversos atores em prol do cuidado e da defesa do direito ao desenvolvimento saudável e protegido de crianças e adolescentes.

A data foi instituída pela lei federal 9970/00 em alusão a um dos mais hediondos crimes ocorridos no País, à morte da garota Araceli Cabrera Crespo. Em 1973, nesse dia, em Vitória/ES, Araceli foi raptada, drogada e estuprada por rapazes de classe média dessa cidade. Apesar de hediondo, o crime ficou impune, devido à influência das famílias dos acusados. A sociedade civil e o movimento organizado promovem atos públicos para lembrá-la, estimular e encorajar as pessoas a denunciarem esse e outros tipos de violência, além de lutar pela implantação de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento dessa cultura.

Após a caminhada o Clube Municipal sediou a concentração com: Apresentações Artísticas e Culturais, Músicas, Paródias, Atividades Físicas, Palestras e Distribuição de Lanches.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) abordaram sobre a temática da Luta Antimanicomial, onde o Movimento propõe novas alternativas terapêuticas ao indivíduo com transtornos mentais.

“A exploração sexual de crianças e de adolescentes é crime contra a vida e contra a humanidade” finalizou a presidente do Conselho Tutelar, Maria Erialda P. de Araújo, durante palestra sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.