Professores passam por formação continuada

Data de publicação: Quarta, 05/04/2017, 17:57h

Poliana Marques Professores passam por formação continuada Formação

A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Tapuio, por meio da Coordenação da Educação Infantil, realizou no dia 01 de abril, do corrente ano, no auditório do Programa Bolsa Família, a Formação Continuada para Professores da rede municipal de ensino.

A formação teve o objetivo de oportunizar espaço de aprendizagens diversas para construção do Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e de confecção de material para a prática pedagógica e para tornar as salas de Educação Infantil um ambiente acolhedor e alfabetizador.

A oficina buscou desenvolver várias atividades como: Alfabeto num varal, com orientação para que fique perto dos alunos e na altura deles; Saia literária; Mural para exposição da produção dos alunos; Biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura; Calendário; Pião interativo e outros modelos de materiais concretos para desenvolvimento dos conteúdos.

“Estímulo ao desenvolvimento cognitivo das crianças é a tônica de um ambiente alfabetizador. Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso, por ser mais produtivo. Por isso, acreditamos que o objetivo da oficina foi alcançado, pois os professores alfabetizadores participaram do processo de construção dos instrumentais de trabalho” acrescenta a coordenadora da educação infantil Poliana Marques.

A oficina seguiu com a seguinte pauta: Boas Vindas aos professores; Dinâmica de apresentação do grupo; Palestra: Repensando a organização do espaço na E.I(zonas circunscritas) com Ana Marta; Projetos e ações na E.I; Desafios: Implementar as ações do PMPI e PME; Planejamento Anual – modelo a ser adotado na rede municipal; Aprofundando os conhecimentos: estudo dirigido sobre Currículo na E.I; Leitura do texto: Reflexão acerca do Currículo de Educação Infantil (Livro: O Trabalho do Professor na Educação E.I); Oficina temática: confecção de um instrumento para ambientação da sala confecção de um instrumento para ambientação da sala; Agenda das próximas formações e Avaliação da formação.