Secretaria de Educação realiza IV Seminário Municipal do PNAIC

Data de publicação: Sábado, 17/06/2017, 14:57h

Filipe Germano Secretaria de Educação realiza IV Seminário Municipal do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Tapuio, no Piauí, realizou na manhã de hoje, 17 de junho, o IV Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que teve como tema trabalhado “Alfabetizar, um gesto de amor”.

O evento deu início às 08h e aconteceu no auditório do Programa Bolsa Família, com a participação de centenas de professores e profissionais que formam a rede municipal de ensino.

Na abertura a secretária da pasta, Professora Silvana Maia, destacou que o seminário é um momento de comemorar e agradecer as conquistas obtidas pelos professores da rede municipal de ensino, bem como, reconhecer os avanços que a educação obteve através do programa, que foi abraçado e feito com seriedade pela equipe.

Em participação a atual chefe de gabinete, Sandra Regia, justificou a ausência do prefeito municipal, Lincoln Matos, bem como apresentou uma palestra sobre “Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?)”.

Crianças da Unidade Escolar Antônia Maria de Matos, pertencentes a rede municipal de ensino, que cursa do 1º ao 3º ano, apresentaram um poema com o tema “Leitura é tudo”.

O seminário ainda contou com a apresentação de relatos de experiências dos Professores Alfabetizadores, mediados pelas orientadoras de estudo.

O município obteve através do PNAIC resultados satisfatórios, como: Melhor rendimento acadêmico dos alunos do ciclo de alfabetização; acompanhamento sistemático através de monitoramento; conhecimento fundamentado na perspectiva do letramento; atuação do professor mais preparado e avaliação do PNAIC vivenciado na gestão.

De acordo com Silvana Maia, com a adesão ao PNAIC em 2013 o município apresentou avanços significativos com o monitoramento e estratégias adotadas pelo programa, bem como o preparo dos professores alfabetizadores, com formações continuadas. “Encerramos as atividades referentes ao ano de 2016 na certeza que o PNAIC contribuiu de maneira significativa para a formação dos professores e que teremos bons resultados na alfabetização dos alunos” pontua.

O PNAIC – Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa tem por objetivo assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos, ao final do 3º Ano do Ensino Fundamental. No município 67 professores cursistas participam do PNAIC, e foram certificados na ocasião por concluírem o Curso de Formação de Orientadores de Estudo do programa, em 2015, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, e Ciências na perspectiva interdisciplinar, com duração de 120h.