NASF realiza ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Data de publicação: Quarta, 02/08/2017, 12:59h

Divulgação NASF realiza ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de São Miguel do Tapuio, no Piauí, deu início as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). A ação ocorre em parceria com as Equipes de Saúde da Família, contemplando a sede e zona rural do município.

As ações contemplam palestras, rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde e informações importantes sobre o ato de amamentar e tem o objetivo de sensibilizar a população são-miguelense sobre a importância do aleitamento materno, e como a amamentação é um ponto chave para a valorização do bem-estar desde o início da vida.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Erasmo Freire, o leite materno protege o bebê, garantindo o crescimento com mais saúde, diminuindo o risco de doenças, fornecendo nutrientes de qualidade, com segurança alimentar, ajudando a prevenir a fome, a subnutrição, além de ser uma alimentação ambientalmente sustentável.

O leite materno protege o bebê de infecções, diarreias e alergias, promovendo o crescimento com mais saúde. Assim como o aleitamento materno diminui o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, além de ser benéfico para as mães, pois perdem peso mais rapidamente após o parto, e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, o que diminui riscos de hemorragia e anemia. “Os resultados esperados são de incentivar a amamentação contribuindo para o aumento desse índice em São Miguel do Tapuio. É importante lembrarmos que não importa a hora, nem o lugar, a amamentação é um direito da mulher e possibilita o crescimento físico e emocional saudável para o bebê”, destacou Erasmo.

As ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com as Equipes de Saúde da Família, seguem até a próxima segunda-feira, 7 de agosto.