Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio - Respeito a nossa gente

Município sedia evento de implantação do SIM

Data de publicação: Quinta, 03/05/2018, 14:51h

Font minus   Font plus
Município sedia evento de implantação do SIM

O município de São Miguel do Tapuio, no Piauí, está em processo de implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ação que visa aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e vegetal e que dará condições aos pequenos produtores rurais de comercializarem seus produtos de acordo com a legislação sanitária.

Na manhã desta quinta-feira, 03, o município sediou uma plenária convocada pela Secretaria de Planejamento do Piauí e a Coordenação do Conselho do Território dos Carnaubais para a implantação das bases para realização dos serviços de inspeção no Território.

O evento, que deu início às 08h, foi realizado no auditório da sede do Programa Bolsa Família e contou com a participação de prefeitos da região, secretários municipais, representantes da sociedade civil e representantes dos 16 municípios que compõem o Território.

A programação seguiu o seguinte cronograma: Apresentação artística da Banda do Projeto Cidadão Afinado, Apresentação do grupo de dança de rua do SCFV, Nivelamento Técnico, Assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Aprovação do Plano de Trabalho.

Durante pronunciamento o prefeito da cidade, Lincoln Matos, demonstrou sua satisfação em receber representantes de todas as cidades que compõem o território para discutir avanços para os municípios, como é o exemplo do Serviço de Inspeção Municipal.

O secretário de agricultura, Gilmar Marques, explanou aos visitantes as ações que são desenvolvidas pela pasta no município, destacando ações de incentivo ao agricultor e produtor rural.

O evento ainda contou com a participação da consultora do SEBRAE, Elza Soares, que falou sobre o Selo SIM: uma abordagem para além da segurança sanitária. “A implementação do SIM é um redesenho importantíssimo em termo de qualidade de vida e de saúde pública dos munícipes, porque passa-se a ter agora uma preocupação sobre o que está sendo levado para a mesa, o que está sendo consumido”, coloca a consultora.

Com a criação do SIM, os abates de animais realizados no município para fins comerciais passam a ser monitorados, inspecionados e certificados, através do selo de garantia.

De acordo com Elza, a implantação do SIM também trará vantagens no plano da geração de renda para agricultores familiares, pequenos produtores e empreendedores que atuam na produção e manipulação de alimentos, comercialização de carne in natura ou de verduras, frutas, polpas, leite, mel e derivados.

Na ocasião os prefeitos e representantes de municípios assinaram o Manifesto de Interesse, onde declararam ter conhecimento do acordo de cooperação técnica visando a prestação de apoio operacional para a realização de inspeção de produtos de origem animal e vegetal, relacionados aos principais arranjos produtivos, indutores do desenvolvimento local, celebrado entre o Estado do Piauí, através da Agencia de Defesa Agropecuária do Piauí – ADAPI e da Secretaria de estado do Planejamento – SEPLAN e os municípios do Território de Desenvolvimento dos Carnaubais.

Várias autoridades participaram da plenária, entre elas o prefeito Lincoln Matos, José Magno (Prefeito de Castelo do Piauí), Luis Cardoso (Prefeito de Nossa Senhora de Nazaré), Francisco Medeiros (Prefeito de Capitão de Campos), Ananias Fernandes (Prefeito de São João da Serra), Douglas Pereira (Presidente da Câmara de Sigefredo Pacheco), Ayrton Matos (Secretário de Agricultura de Campo Maior), Walmir Soares (Prefeito de Buriti dos Montes), José Waldo (Prefeito de Juazeiro do Piauí), José Carlos (Prefeito de Jatobá do Piauí), Francisco do Monte Marinho (Secretário de Agricultura), Lucas Gomes (Coordenador Regional da Emater), Karine Área Leão (Consultora do Sebrae), Patrícia Vasconcelos (Secretaria de Desenvolvimento do Estado), Amália Rodrigues (Representante da Seplan), Marcos Vinicius (Representante da Adapi), Iolanda (Representante da Vigilância Sanitária Estadual), Gessivaldo José (Agente de Desenvolvimento do Território dos Carnaubais), Djaci Nogueira (Presidente da Câmara de São Miguel do Tapuio), Edmilson Reis (Vereador de Juazeiro do Piauí), Junior Visgueira (Vereador de Juazeiro do Piauí), entre outros.


Fonte: Filipe Germano



Mais notícias