NUCA de São Miguel participa de encontro de Mobilização em Teresina

O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de Agosto, no hotel Blue Tree Towers, na capital Teresina.

Data de publicação: Quinta, 05/09/2019, 11:20h

NUCA de São Miguel participa de encontro de Mobilização em Teresina

Os representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do município de São Miguel do Tapuio-PI participaram do Encontro Estadual de Mobilização de Adolescentes e Mobilizadores dos NUCAs do Piauí, realizado nos dias 29 e 30 de Agosto, no hotel Blue Tree Towers, em Teresina.

Estiveram reunidos nesses dois dias de encontro de mobilização, 40 municípios do estado do Piauí, com objetivo de compartilhar experiências entre os NUCA´s e promover uma interação social.

O evento abordou as temáticas dos desafios a serem realizados pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA de cada município.

O mobilizador dos jovens e adolescentes, Júnior Cardoso, destacou a importância da conquista do Selo UNICEF. “Trabalhar o Selo UNICEF é ter comprometimento de fortalecer as políticas públicas e reduzir as desigualdades que afetam a vida das crianças e dos adolescentes em nossa comunidade", disse.

A adolescente, Amanda Santos contou que a experiência vivida neste encontro proporcionou momentos de grande aprendizagem. “Voltarei para casa com uma bagagem de conhecimentos, trocas de experiências, amizades e muita interação. É interessante pensar e ver que juntos podemos mudar o cenário e fazer algo pela melhoria na vida de nossas crianças e adolescentes da nossa comunidade como um todo. Essa foi realmente uma experiência de transformação social”, disse.

Nesta edição do Selo Unicef, se exige que em cada município participante seja criado o NUCA, com um mínimo de 16 meninas e meninos, entre 12 e 17 anos de idade. É tarefa desse grupo discutir temas importantes para o desenvolvimento municipal e a proteção de direitos de crianças e adolescentes, além de implementar ações junto com organizações locais e a gestão pública municipal.

Selo UNICEF – O Selo UNICEF é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo UNICEF significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas.