II Fórum de Prevenção da Violência contra Crianças e Adolescentes

CMDCA realiza Fórum de Prevenção a Violência de Crianças e Adolescentes

Data de publicação: Segunda, 30/12/2019, 10:23h

II Fórum de Prevenção da Violência contra Crianças e Adolescentes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou no dia 28/11, o II Fórum Municipal de Prevenção da Violência contra Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado no autoritário do Bolsa-Família, contou com apoio da Prefeitura, Secretaria de Promoção, Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Selo Unicef e Conselho Tutelar.

O objetivo do fórum foi discutir e refletir as estratégias para identificação, encaminhamento e prevenção de situações de risco que envolva crianças e adolescentes do município. Por isso, o evento envolveu todos os setores que trabalham com essa prevenção.

O Fórum foi aberto às 8h da manhã, com uma apresentação cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV), seguida das boas-vindas aos presentes, pela presidente do CMDCA Luciana Alves. Em seguida a Articuladora do Selo UNICEF no município, professora Poliana Marques, apresentou um Diagnóstico da infância e adolescência (Mapa da violência), no município.

O evento teve ainda como palestrante a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Rayla Sales, que destacou o preenchimento corretamente das Fichas de notificação compulsória. A representante do Conselho Tutelar Irlene, destacou Porta de entrada dos casos de Violência a Crianças e Adolescentes no município.

Entre os convidados estavam também à psicóloga Aline Melo, representando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do município de São Miguel do Tapuio, que palestrou sobre direitos violados a quem recorrer. O evento finalizou por volta do meio dia com apresentação das Ações muitissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes.