Saúde reúne profissionais para discutir novo modelo de financiamento

O encontro reuniu Médicos, Enfermeiros, Dentistas e profissionais que atuam no NASF e no CAPS.

Data de publicação: Segunda, 30/12/2019, 10:40h

Saúde reúne profissionais para discutir novo modelo de financiamento

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio reuniu no dia 28/11, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro São Luís, Médicos, Enfermeiros, Dentistas, profissionais que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para discutir as mudanças no novo modelo de financiamento da Atenção Primária de Saúde, feitas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Secretário municipal de Saúde, enfermeiro Erasmo Freire, trata-se de uma capacitação para repassar as orientações que a Atenção Básica deverá seguir, para cumprir com as novas normas. “Buscamos reunir as equipes para informar dessas mudanças no novo modelo de financiamento da saúde”, destacou o Secretário.

O trabalho de atualização desses profissionais está sendo realizada no município de São Miguel do Tapuio pelo biólogo Roniele Araújo, que é mestre em Saúde e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pelo técnico da Secretaria estadual de saúde do Piauí, Paulo Alberto.

Em conversa com a nossa reportagem, Roniele Araújo destacou que antes a forma de financiamento da Atenção Primária de Saúde era um valor fixo e valor variável conforme serviços e programas do município, com o novo sistema será a partir do desempenho dos profissionais e com isso os municípios saem perdendo.

“Inclusive com o novo financiamento, o município está perdendo dinheiro, ou seja, na situação atual se o financiamento entrasse em vigor hoje, o município de São Miguel do Tapuio, perderia R$ 357.228,00 (Trezentos e cinquenta e sete mil, duzentos e vinte e oito reais) anual em financiamento da Atenção Primária de Saúde, ou seja, quase R$ 30.000,00 mil por mês”, afirmou Roniele.

Além de Médicos, Enfermeiros, Dentistas, a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, está fazendo uma atualização dos demais profissionais que trabalham com atendimento a saúde da população, tais como Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Digitadores, que são responsáveis por cadastrar os usuários no Sistema.