Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio - Respeito a nossa gente

Prefeitura de SMT realiza mutirão de exames de mamografia no município

A ação contempla o total de 700 mulheres com idade entre 50 a 69 anos com exames de mamografia gratuitos.

Data de publicação: Segunda, 17/02/2020, 11:28h

Font minus   Font plus
Prefeitura de SMT realiza mutirão de exames de mamografia no município

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na ultima segunda-feira (10/02), mais um mutirão de exames, desta vez exames de mamografia em prevenção ao câncer de mama. A ação está sendo realizada em parceria com o Ministério da Saúde e atende mulheres de 50 a 69 anos da sede e da zona rural do município.

O mutirão vai atender durante dez dias o total de 700 mulheres com exames de e mamografia gratuitos, que foram agendados e os pacientes encaminhados pelas equipes de Saúde da Família de cada região, evitando assim o desconforto desses pacientes por evitar que os mesmos fiquem fora de suas casas por muitos dias.

Na cidade de São Miguel do Tapuio os exames estão sendo realizados em uma unidade do Centro de Diagnostico Móvel da Mama, instalada em frente ao CRAS (Centro de Referencia da Assistencial Social) do Bairro São Luís. Os atendimentos prosseguem até a próxima sexta-feira, dia 21 de Fevereiro.

O Secretário Municipal de Saúde, Erasmo Freire, destacou o feito como sendo mais um esforço da administração do prefeito Lincoln Matos, para com os munícipes. “Esse é o terceiro mutirão realizado pela prefeitura de São Miguel do Tapuio, em menos de um ano. A incidência do câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais evasivo no Brasil, por isso a importância que a gente está dando a esse mutirão”, destacou o Secretário.

Secretário Municipal de Saúde, Erasmo Freire

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

O exame de mamografia é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico. A compressão das mamas é necessária para que o exame seja efetivo, e o eventual desconforto que pode gerar é totalmente suportável.



Mais notícias