Veja como usar a máscara facial corretamente

Decreto obriga o uso de máscara.

Data de publicação: Terça, 16/06/2020, 11:56h

Paulo H. Carvalho Veja como usar a máscara facial corretamente

Máscaras faciais de tecido ou descartáveis, não importa muito qual o modelo adotado. O acessório ganhou um lugar especial no armário de toda a humanidade, no Brasil e no mundo. Decreto do Governo obriga a utilização em locais públicos. E, junto com a adaptação, surge uma série de dúvidas.

Quando devo usar máscaras?

As máscaras têm um papel importante em conter a secreção no momento da tosse e, nas  conversas, auxiliando quando estivermos nas áreas externas. Porém, para que esse “papel protetor” aconteça, é necessário adotar vários cuidados.

Como usar a máscara corretamente?

A máscara deve cobrir nariz e boca, e não deve haver aberturas laterais. As máscaras de tecido são de uso individual e, portanto, não devem ser divididas com mais ninguém, inclusive entre pessoas da mesma família. É importante que haja uma mudança de comportamento. A atitude mais importante é o distanciamento social. Ou seja, a melhor forma de prevenir o contágio é manter distância.

Além disso, deve-se adotar algumas recomendações que são básicas, tais como: a higienização frequente das mãos, seja com álcool a 70% ou água e sabonete. Também é recomendado não ficar tocando no rosto nem em superfícies. É importante destacar que o uso de máscaras sem outras medidas preventivas não impede a transmissão e infecção da Covid-19.

Quando devo usar a máscara?

Todas as vezes que for necessário sair de casa.

Precisa usar a máscara em ambiente fechado? Por exemplo, em escritórios?

Se não for possível manter uma distância mínima de 2 metros entre as pessoas, é necessário o uso da máscara. Lembrando que esses ambientes devem ser mantidos, sempre que possível, com as janelas abertas para facilitar a circulação de ar.

Máscaras de tecido podem ser lavadas apenas com água e sabão?

O ideal é que fiquem de molho na água, sabão e água sanitária (recomenda-se de 20 a 30 minutos) e após secagem, passar com ferro quente e guardar.

Qual o número seguro de pessoas dentro de um mesmo ambiente? Todos precisam estar de máscara?

Essa resposta depende do tamanho do ambiente, pois o mesmo deve garantir espaço para manter uma distância mínima entre as pessoas. Por exemplo, dentro de uma agência bancária, deve ser respeitada a distância entre as pessoas e todas devem estar de máscara.

Fonte: Agenciabrasilia