Prefeitura inicia atividades do Telecentro Comunitário

Data de publicação: Terça, 28/03/2017, 10:43h

Filipe Germano Prefeitura inicia atividades do Telecentro Comunitário

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Mun. de Promoção, Assistência Social e Trabalho, iniciou na manhã desta segunda-feira, 27 de março, as atividades do telecentro comunitário.

O telecentro é um espaço público provido de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.

O objetivo principal do telecentro é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.

Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no telecentro, destacam-se:

Uso livre dos equipamentos; Acesso à internet; Cursos de informática básica; Curso de navegação na internet; Uso preferencial de softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do Governo Federal; Realização de oficinas de capacitação e oficinas diversas que possam utilizar as TICs disponíveis no telecentro; Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações); Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento; Oficinas de alfabetização digital.

O Telecentro de São Miguel do Tapuio foi implantado no final de 2008, através de parceria da Prefeitura Municipal e o Governo Federal.