São M. do Tapuio realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

Data de publicação: Quarta, 26/07/2017, 17:17h

Filipe Germano São M. do Tapuio realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, no Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Mun. de Saúde, realizou hoje, 26 de julho, a 8ª Conferência Municipal de Saúde que teve como tema “Saúde integral e de qualidade para todos: Direito de Cidadania”. O evento que deu início às 07h30min foi realizado no auditório do Programa Bolsa Família.

De acordo com o secretário da pasta, Erasmo Freire, a Conferência de Saúde é um espaço democrático de construção da política de Saúde. “Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem por objetivo: avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde; discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde; escolher delegados para as Conferências Estaduais e Nacionais, quando for o caso” destacou o gestor.

A palestra sobre “Saúde integral e de qualidade para todos: Direito de Cidadania” marcou o início da conferência. Apresentada pelo Dr. Vinícius Oliveira, cirurgião-dentista e doutorando em epidemiologia, a palestra discutiu vários pontos: 1) Garantindo cobertura universal e acesso a serviços integrais de qualidade; 2) Promovendo a transparência e a eficiência do sistema e dos serviços; 3) Ampliando a legitimidade do sistema de saúde; 4) Compromisso político com a saúde e 5) Ter um bom secretário de saúde.

Em seguida o secretário da pasta Erasmo Freire e o coordenador de saúde bucal Heriberto Nunes apresentaram um diagnóstico situacional de saúde do município.  Ao iniciar sua fala, Erasmo, destacou os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do Município que é composta por 09 equipes de Saúde da Família, 09 equipes de Saúde Bucal, 01 Núcleo de Apoio a Família (NASF), 01 Centro de Apoio Psicossocial,  01 Laboratório de Próteses, Unidade Odontológica Móvel, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, entre outros.

Durante a tarde foram discutidos, em grupo, os eixos para elaboração de propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde. Eixo 1 – Fortalecimento das instâncias do controle social; Eixo 2 – Educação permanente e valorização dos trabalhadores e Eixo 3 – Prevenção de riscos e agravos à saúde da população. Ao todo foram aprovadas 38 propostas.

Ao finalizar o evento, Erasmo realizou a entrega dos certificados de participação na 8ª Conferência Municipal de Saúde e agradeceu a participação de todos os trabalhadores de saúde, coordenadores, servidores, imprensa e comunidade presente.

Várias autoridades municipais participaram do evento, entre elas o prefeito Lincoln Matos, primeira dama Dona Maria do Carmo, secretário de administração Ronaldo Alves, secretário de obras Miguel Nogueira, chefe de gabinete Sandra Regia, secretário de esportes Rauristênio Cavalcante, diretora do hospital local Gabriela Matos, entre outras. O evento ainda contou com a apresentação do grupo de Canto e Coral do Serviço de Convivência e Fortalescimento de Vinculos.