Data de publicação: Terça, 09/05/2023, 08:50h
O I Coletivo Adolescentes pelo Clima de São Miguel do Tapuio-PI, teve como estratégia fortalecer as habilidades e as competências de adolescentes e jovens como ativistas climáticos para que eles possam engajar outras e outros adolescentes, jovens, na sua escola ou coletivo e, inclusive, na sua própria família para compartilhar as responsabilidades pelo meio ambiente no local onde vivemos e nos relacionamos.
Empoderar meninos e meninas para promoção de ações que amenizem os impactos das mudanças climáticas em seus municípios para ajudar o planeta e a manutenção da nossa própria existência, este foi o objetivo do encontro.
O evento realizado nos dias 06 e 07 de maio (sábado e domingo), no horário das 8h às 18h, foi promovido pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio/PI - SMT através das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Transporte, Esporte e Juventude, Associação Caatinga, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA SMT e Selo Unicef SMT contou com a participação 200 adolescentes dos NUCAs de São Miguel do Tapuio, Juazeiro do Piauí, Assunção do Piauí, Buriti dos Montes e Castelo do Piauí.
Estiveram presentes na Solenidade de Abertura do encontro a Secretaria Municipal de Educação, professora Marcelli Gomes Cardoso, a coordenadora do Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Professora Miciene Gomes, o Presidente do CMDCA, Daniel Cruz, as mobilizadoras do Selo Unicef SMT, Suzane Lima e Lorena Quitéria, os mobilizadores dos NUCAs dos municípios participantes, Rafael Vitor de Assunção do Piauí, Jair César de Buriti dos Montes e João Francisco de São Miguel do Tapuio, além dos professores formadores Deusilene Marques, Vitor Santos e João Luiz. Os articuladores do Selo Unicef de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí, professores Herton Vieira e Gilberto Farias também se fizeram presentes.
Durante o evento os adolescentes tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo sobre mudanças climáticas ministrado pelo professor e biológico Vitor Santos além de vivenciarem na prática ações concretas para amenizar os efeitos das mudanças climáticas em 04 oficinas temáticas ministradas pelos professores formadores especialistas na área. As oficinas realizadas foram: consumismo e meio ambiente, resíduos sólidos urbanos, fauna e flora do bioma caatinga e preservação dos mananciais hídricos. Durante as oficinas foram realizadas atividades práticas e teóricas objetivando contribuir com a formação cidadã dos adolescentes na defesa do meio ambiente e mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Para os agentes de cultura premiados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc
Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Desfile ocorrerá nesta sexta-feira, 06 de setembro
Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura