Município de SMT adere a iniciativa Busca Ativa Vacinal do Unicef

Data de publicação: Segunda, 06/02/2023, 13:48h

Município de SMT adere a iniciativa Busca Ativa Vacinal do Unicef

A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Saúde aderiu na última sexta-feira (03/02) ao Programa Busca Ativa Vacinal (BAV) do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência). A iniciativa visa contribuir para que os municípios parceiros do Unicef ampliem a cobertura vacinal  de crianças e adolescentes tendo em vista o baixo cenário de vacinação em todo país. A baixa cobertura vacinal pode trazer de volta doenças que a princípio acreditava-se que estavam erradicadas, como a poliomielite (paralisia infantil), sarampo, caxumba e rubéola, dentre outras, trazendo graves consequências à saúde e ao futuro das nossas crianças e adolescentes.

Para o Secretário de Saúde de São Miguel do Tapuio, Janilson Rodrigues, a adesão a iniciativa BAV vai de encontro a programas já existente no município, como Previne Brasil, cujo foco é a atenção primeira a saúde (APS), atuando para prevenir o adoecimento da população.

A iniciativa Busca Ativa Vacinal (BAV) do Unicef é uma ação intersetorial e, como proprio nome já diz, possui uma metodologia de busca ativa de crianças e adolescentes que não estão com suas cadernetas de vacinação em dia. Para isso, o programa contará com uma plataforma digital para emissão de alertas e acompanhamento dos casos identificados (Plataforma BAV). Para implementação do programa, nos próximos meses, profissionais da saúde, educação e assistência social realizarão um curso de formação online ofertado pelo Unicef em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças e adolescentes do município neste ano de 2023.