Data de publicação: Quarta, 29/01/2025, 09:21h
Entre os dias 13 e 28 de janeiro, ocorreu a segunda campanha de escavação no sítio arqueológico Lagoa de Cima II, que faz parte do projeto "Arqueologia na Palmeira de Baixo: estudo interventivo nos sítios arqueológicos Lagoa de Cima II e Furna do Urubu". A etapa contou com arqueólogos e estudantes do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio.
A pesquisa é uma importante iniciativa conduzida e coordenada pelos arqueólogos Kallio Aécio e Amanda Siqueira. O sítio, localizado no povoado Palmeira de Baixo, em São Miguel do Tapuio, tem se mostrado um ponto de grande interesse para estudos sobre os grupos que ocuparam a região e suas interações com o ambiente.
O município de São Miguel do Tapuio possui um grande potencial arqueológico, com diversos sítios que revelam vestígios da ocupação humana ao longo dos séculos. Essas evidências contribuem para o entendimento da cultura e dos modos de vida dos antigos habitantes da região, tornando a cidade um importante polo de pesquisa e valorização do patrimônio histórico.
O objetivo da campanha de 2025 foi dar prosseguimento às atividades iniciadas em agosto de 2024 e aprofundar o conhecimento sobre as práticas culturais, principalmente no tocante aos procedimentos funerários de grupos pretéritos que habitaram o território onde hoje se encontra o município de São Miguel do Tapuio.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Com a distribuição de centenas de cestas básicas e mais de 2000 quilos de peixes
O município de São Miguel celebra com grande orgulho a conquista do Selo ICMS Ecológico
Projeto teve a presença do Secretário da Seid, Mauro Eduardo, com o Projeto Inclusão Itinerante
Foi realizado, no Trenzinho, um grande show com Álvaro Neto, Natanzinho Lima e Eric Land