ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Comemora-se no dia 25 de março e nos últimos anos, o tem chamado a atenção da população. Durante o dia acontecem corrida de ciclismo, pedestre, partida de vôlei, futebol, atendimentos assistenciais e para finalizar com chave de ouro, à noite uma grande festa marca a data.

CARNAVAL

A administração "Respeito a São Miguel" resgatou o carnaval da cidade. Com as grandes festas, chamou a atenção de outras regiões. Nos últimos anos, atraiu turistas dos municípios e estados vizinhos. As festas do carnaval acontecem no centro da cidade, No Trenzinho aberto ao público que em quatro noites brincam no corredor da folia, o famoso “Trenzinho”.

terça-feira de Fevereiro ou Março

DIA DAS CRIANÇAS

A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerida pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920. Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos. Em São Miguel do Tapuio, a administração comemora a data com entrega de presentes nas escolas do município e no dia oficial é dado uma festa para todas as crianças.

12 de Outubro

DIA DAS MÃES

A Secretaria Municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho vem realizando a homenagem ao Dia das Mães. Tudo transcorreu com muita alegria e uma vasta programação. No final de tudo é degustado um saboroso lanche e as mães presentes recebem prêmios da atual administração.

2º domingo de Maio

DIA DO EVANGÉLICO

O projeto de lei de n° 001/2013, votado e aprovado em Sessão Ordinária realizada no dia 22 de março de 2013 na sede do Poder Legislativo Municipal,  instituí no âmbito do município de São Miguel do Tapuio O Dia do Evangélico, a ser comemorado anualmente no segundo sábado do mês de novembro do ano.

No dia do Evangélico fica a Administração Municipal autoriza a promover eventos públicos voltados para o segmento Evangélico da população, com livre acesso de toda comunidade sãomiguelense;

segundo sábado do mês de novembro

DIA DOS PAIS

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente à mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Na cidade de São Miguel do Tapuio a data só se difundiu na atual administração. Para comemorar o Dia dos Pais, a atual administração distribui presentes e um saboroso lanche.

2º- domingo de Agosto

FESTA DO FEIJÃO

Tradição antiga do povo Sãomiguelense, a festa do feijão começou em 1981. A data consagra a cidade como grande produtora de feijão da região. Em anos anteriores, comemorava-se com uma grande feijoada.

Julho

FESTEJOS DO PADROEIRO DA CIDADE

São Miguel, o Arcanjo de Deus na batalha contra Lúcifer e os anjos rebeldes é o padroeiro da nossa cidade, a data geral expectativa e é festejada de 19 a 29 de setembro. Entre os dias acontecem novenas, leilões e missa sendo que muitos católicos procuram a igreja para participar das atividades nesse período.

19 a 29 de Setembro

FESTIVAL DE QUADRILHAS

Acontecem no mês de junho nas festas de Santo Antonio, São João e São Pedro. A Secretaria Municipal de Promoção e Ação Social vem investindo na tradição, são tendas com comidas típicas, e muito mais. As quadrilhas vencedoras recebem premiações. As cidades vizinhas também participam.

17 a 23 de Junho

NATAL

Universal, abrangente, calorosa ­ assim é a festa de Natal, que envolve a todos. Uma das mais coloridas celebrações da humanidade. Em nossa cidade a atual administração monta presépios no centro, enfeita o trenzinho e acontecem celebrações na igreja católica.

PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois a data marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Em nosso município acontece um grande desfile cívico organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura juntamente com as escolas da rede publica.

07 de Setembro.

REISADO

Comemora-se no dia 06 de janeiro, constitui ao lado do Bumba-meu-boi, um dos mais originais folguedos folclóricos. É dançado na zona rural do município de São Miguel do Tapuio. O Reisado é composto de: 04 ou 06 caretas ou mascarados que cantam, dançam com chicotes, dizendo anedotas picantes, etc. Cada personagem vai-se apresentando ao som de suas respectivas músicas: a Burrinha e outros. Em São Miguel do Tapuio é uma tradição preservada pelas famílias das Comunidades Palmeira de cima e Cacimba Nova.

06 de Janeiro