Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio - Respeito a nossa gente

Funcionários são capacitados para Gestão Sistema Único

CAPACITASUAS vem ao encontro da necessidade de se consolidar a identidade dos trabalhadores do SUAS para que os mesmos

Data de publicação: Sábado, 11/05/2013, 18:56h

Font minus   Font plus
Filipe Germano Funcionários são capacitados para Gestão Sistema Único Capacitação

A Secretaria Municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho de São Miguel do Tapuio realizou nos dias 08 e 09 de abril a Capacitação para os trabalhadores da Assistência Social sobre a Gestão do Sistema Único da Assistência Social - SUAS e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família.

O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social- SUAS é uma estratégia de apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do SUAS, visando o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais.

A Política Pública de Assistência Social desde que foi incluída ao tripé da Seguridade Social nos marcos da Constituição da República Federativa do Brasil, em 1988 – CF/88, juntamente com a saúde e a previdência social, vem organizando e executando um conjunto de ações, serviços, programas, projetos e benefícios continuados, conforme prescrito em sua regulamentação, na Lei Nº 8.742/1993 – Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, especialmente após a alteração por meio da Lei Nº 12.435/2011.

Em 2004, aprovou-se a Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004. Em 2005 se constitui um marco histórico na área da assistência social com o SUAS e a Norma Operacional Básica do SUAS - NOB/SUAS. Em 2006, aprova-se a NOB/RH/SUAS que pauta a Gestão do Trabalho e a Educação Permanente como um dos grandes objetivos do SUAS. Esse novo modelo de gestão requer práticas profissionais comprometidas que assegurem direitos e deveres prescritos na Carta Magna de 1988.

O CAPACITASUAS vem ao encontro da necessidade de se consolidar a identidade dos trabalhadores do SUAS para que os mesmos ofertem serviços e benefícios socioassistenciais com maior qualidade.

No município cerca de 30 trabalhadores foram capacitados, a capacitação aconteceu na sede do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS no município durante os dois dias.


Fonte: Meio Norte



Mais notícias