Prefeito Lincoln Matos assina termo de adesão ao Piauí Digital

Data de publicação: Quinta, 03/08/2017, 13:22h

Filipe Germano Prefeito Lincoln Matos assina termo de adesão ao Piauí Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE promoveu na manhã desta quinta-feira, 03 de agosto, uma palestra sobre a ferramenta Piauí Digital. O evento deu início às 09h na sede da Prefeitura Municipal.

De acordo com a consultora do SEBRAE, Teresa Sotero, O Piauí Digital é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores – Internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

O sistema apresentado faz parte da REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - criada pela Lei nº 11.598/07 para permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.

A REDESIM é administrada pelo Subcomitê Estadual constituído por órgãos representativos dos municípios, do Estado e da sociedade em geral.

O Piauí Digital Facilita o processo de abertura, alteração e baixa de empresas no estado gerando facilidade, segurança e agilidade para o poder público e para o cidadão empreendedor.

Vários benefícios acompanham a ferramenta entre elas Redução no tempo de abertura de empresas; Redução dos custos de deslocamento, duplicidade de ações, entrega de documentações, etc; Ambiente único, simples, seguro, interativo e com rápido retorno para as solicitações; Informações e orientações consolidadas na internet, pagamento de taxas e tributos em meio eletrônico, informatização das obrigações acessórias; Otimização de recursos para o processo de abertura, manutenção e baixa de empresas; Padronização da legislação tributária municipal, automatização e melhoria de processos; Apoio e racionalização às ações de fiscalização; Redução da economia informal; Satisfação e maior probabilidade de sucesso ao cidadão empreendedor; Criação de empregos formais; Acesso do Micro Empreendedor Individual à previdência social; Crescimento da produtividade aliada ao desenvolvimento sustentável e Crescimento econômico.

Na oportunidade o prefeito Lincoln Matos, do PTB, assinou termo de compromisso e adesão ao sistema, acreditando na credibilidade do SEBRAE o Gestor destacou que a ferramenta será mais um mecanismo de desburocratização no processo da formalização de empresas.