Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio - Respeito a nossa gente

Município realiza Seminário Compreendendo o Cyberbullyin

Data de publicação: Terça, 29/05/2018, 16:43h

Font minus   Font plus
Filipe Germano Município realiza Seminário Compreendendo o Cyberbullyin

Com o objetivo de despertar a sociedade sobre crimes que possam ocorre via internet a Prefeitura de São Miguel do Tapuio, no Piauí, realizou na tarde desta terça-feira, 29, no auditório do setor do Programa Bolsa Família, o primeiro Seminário da Assistência Social: Compreendendo o Cyberbullying.

Em vista que nos últimos anos houve um grande crescimento do mundo tecnológico e suas ferramentas, uso da internet e surgimento de redes sociais, onde diminuiu o contato físico dos grupos, mas aumentou exponencialmente o número de relacionamentos virtuais, pois a internet facilitou essa prática. Sendo assim os relacionamentos somente mudaram de ambiente, na realidade houve uma fusão do mundo real com mundo virtual, que por sua vez deu origem a uma derivação de uma prática já conhecida no mundo real, que praticada no ambiente virtual, recebeu o nome de cyberbullying. 

Assim como o bullying, o cyberbullying tem o objetivo de humilhar, diminuir, denegrir sua vítima, mas de forma virtual. Divulgando fotos, documentos, espalhando calúnias e inverdades, através do uso de todos os recursos que a tecnologia pode lhe oferecer (E-mails,Youtube, Facebook, Skype, Twitter, MSN, blogs, entre outros).

A programação do evento contou, em sua abertura, com a apresentação de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, seguida da palestra: Compreendendo o Cyberbullying, aspectos psicossociais, ministrada pela assistente social Jaqueline Martins e pela psicóloga Aline Melo. 

A programação deu continuidade com a palestra sobre: Cyberbullying, uma realidade em São Miguel do Tapuio? O olhar da educação, ministrada por profissionais da Secretaria de Educação.  A advogada Leniaria Abreu abordou sobre os aspectos jurídicos do Cyberbullying. 

A programação deu continuidade com a apresentação do CMDCA e do Conselho Tutelar, que destacaram a rede de proteção e enfrentamento ao Cyberbullying, seguida da premiação do vencedor do concurso cultural de desenho no 5º ano da U. E. Antônia Maria de Matos, além de exibição de vídeos e debates em grupos temáticos.

Em participação a vereadora Neide Alves, do PTB, falou sobre a contribuição do Poder Legislativo na discussão da temática. 
Em comentário a enfermeira Milena, pontuou que “O diferencial entre o Bullying e o Cyberbullying é o fato de o segundo ocorrer no plano virtual, principalmente na rede mundial de computares, através dos sites de relacionamentos”.

O evento ocorre em parceria com Secretaria Municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho; Secretaria de Educação; CMDCA; Conselho Tutelar; NUCA; Secretaria de Saúde e CRAS. 


Fonte: Filipe Germano



Mais notícias