Prefeito Pompilim cria comissão de ações para cultura de SMT

Com o intuito de fomentar e implementar ações na área da cultura do município

Data de publicação: Sexta, 17/03/2023, 10:01h

Prefeito Pompilim cria comissão de ações para cultura de SMT

A cultura é a principal forma de manifestação de um povo. Música, teatro, dança, literatura, cinema, artesanato, festivais, ajudam a  contar a nossa história, nossos valores, nossos costumes, nossas lutas, conquistas e sonhos.

Com o intuito de fomentar e implementar ações na área da cultura do município, por determinação do Prefeito Municipal Pompilio Evaristo Filho, uma comissão formada, a princípio, por servidores da Prefeitura Municipal das diversas secretarias,  reuniram-se na manhã desta quinta-feira (16/03) para discutirem a temática. A convite do Prefeito Pompilim, a reunião contou com a assessoria da Fundação Dr. Roosevelt Bastos  através  dos seus representantes,  Professor Ladeira e  Dra. Samanta Reis, diretora técnica executiva da instituição.

Entre os encaminhamentos extraídos da reunião, está o imediato chamamento dos artistas residentes em São Miguel do Tapuio, através de edital, para realização de um cadastro junto a Secretaria Municipal de Cultura, para identificação e mapeamento desses artistas.

Conforme novas diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal e o Sistema Nacional de Cultura - SNC, esse cadastro é fundamental para que o artista possa participar de futuras ações emergenciais e culturais de recursos destinados ao setor cultural advindas do Governo Federal ou Estadual a serem promulgadas, em especial pela Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo e Lei Federal nº 14.399/2022, conhecida como Lei Aldir Blanc 2.

Outro encaminhamento aprovado pela comissão está a realização do I Seminário Municipal de Cultura de São Miguel do Tapuio, com data prevista para início de abril de 2023. O seminário será um espaçoo de fala, escuta e formulação de propostas para a cultura local. O público alvo deste seminário serão os artistas locais cadastrados.

A Fundação Dr. Roosevelt Bastos, a convite do gestor municipal, também deverá assessorar o município na formulação de propostas  e captação de recursos para o esporte, inclusão social e turismo rural.